20090414

Sobrecarga

É muito comum os pais compararem o desenvolvimento de seus bebês, mas cada um se desenvolve de maneira singular aprendendo certas habilidades antes e outras depois. Para estimular seus filhos ao máximo os pais compram brinquedos não apropriados para a idade de suas crianças e acabam por superestimular seus bebês. Confesso que fazia isso.

Essa superagitação traz muita dificuldade para a hora de dormir fazendo muitos bebês irem dos sorrisos ao choro. Então, os pais bem intencionados, para alegrar o bebê, que já está exausto e choramingando fazem então mais brincadeiras e conseguem alguns sorrisos extras.

Essa súbita alegria não dura nem minutos e muitas vezes o choro nos faz acreditar que o bebê tem cólicas. Os bem intencionados pais então começam a cantar e balançar o pobrezinho que transforma o chorinho em berreiro. Já viu esse filme? Isso é a sobrecarga! Quando os bebês ficam superagitados, um sintoma da sobregcarga, é muito difícil acalmá-los para um cochilo.

Na verdade os bebê de até três meses já recebem estímulos mais do que suficientes só estando na sala de estar. Imagine que para ele tudo é novidade, a luz, as sobras, os cheiros, as vozes, o toque.

É claro que a personalidade da criança influencia, algumas parecem já nascer sabendo se acalmar, dormem em qualquer lugar, no meio de qualquer agito, mas essas infelizmente são raras. A maioria dos bebês precisam de ajuda para se acalmarem e transitarem de um estado emocional para outro. Para então adormecerem tranquilamente.

Se seu bebê parou de te olhar no olho e prestar atenção na brincadeira, começou a ficar todo agitado e cheio de espasmos é porque já está ficando superestimulado. Entenda os sinais de cansaço do seu bebê e tudo ficará mais fácil.

Existem especialistas que classificam os bebês de acordo com sua personalidade, oferecendo dicas da melhor maneira para estimular e acalmar o seu tipo de bebê, mas nada melhor do que observar, conhecer e seguir a linguagem corporal do seu pequenino pois cada um tem seu próprio manual de instruções.

A vezes um choro pode estar dizendo "papai, isso tá demais pra mim, me deixe dormir".

Veja também:
Sabia que bebê chora de sono?

Como desligar o choro

Bebe conforto não é lugar de dormir

8 comentários:

  1. e na verdade uma pergunta,eu tentando deixar meu bebe acordado por mais tempo durante o dia posso esta desencadiando nele uma sobrecarga? ele tem 44 dias e nasceu de 36 semanas.ele acorda de madrugada só para mamar e volta a dormir mais por volta das 04h da manhã começa a chorar e não dorme mais ,dou remedio para colicas, troco fraudas e nada parece que luta pra não voltar a dormir.me ajudemmmmmmmmmm rsrsrs bls ps ele é o amor da minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, respondendo a mãe do comentário acima, espero que já tenha a resposta, mas caso ainda não, sim, você está sobrecarregando seu bebê. Ajude-o a dormir o máximo possível, boas sonecas diurnas levam a uma boa soneca noturna. Procure ter horários de soneca regulares e à noite coloque pra dormir de preferência sempre no mesmo horário. Crie uma rotina para dormir, assim seu bebê começa a se adaptar e a entender que é hora de dormir.

      Excluir
    2. Concordo com a Adriana. Aliás, super obrigada por ter respondido a mãe acima, lamento muito não ter feito antes. Tento responder à maioria dos comentários, mas as vezes não dou conta. É muito bom quando outras mães escrevem também.
      Por favor veja os posts abaixo: http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/04/como-fazer-o-bebe-dormir-noite-toda.html
      http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/04/sabia-que-o-bebe-chora-de-sono.html
      http://sonodobebe.blogspot.com.au/2009/04/sinais-de-cansaco.html
      http://sonodobebe.blogspot.com.au/2010/02/dormir-noite-toda-2-meses.html

      Excluir
    3. Talvez ele estejs simplesmente com fome, o pediatra falou que no finaç da noite, começo da manhã, o leite das mamães já não estão tão fortes, tente completar com algo para ver se funciona.

      Excluir
  2. Ola Sandra meu nome é Jonathan sou pai da Luisa, ele esta com 2 meses, e quase não dorme anoite, durante o dia ela dorme muito bem de manhã e atarde e no inicio da noite mas quando chega entorno de 23 horas ele nao que dormir ela não fica sozinha para pegar no sono é só deixar no berço ela ja chora minha esposa ja esta hipercançada e estressada, ela não aguenta ver a bebe chora e sempre vai acalenta-la sempre que chora, eu ja não sei mas o que fazer, se puder me ajudar! muito obrigada

    ResponderExcluir
  3. Nossa estou na mesma situação, meu Heitor está com 38 dias, já tentei deixá-lo acordado por mais tempo durante o dia, mas ele não fica .. acaba dormindo, e acorda de 1 em 1 hora ou 2 em horas... enfim, a noite ele por volta de umas 22 horas dou mama, troca, e ele dorme, quando é as 23 horas ele acorda... eu troco denovo, dou mama e ai minhas amigas... começa o show... chora, chora, chora, e ai vai até as 2:oo ou 3:oo da manhã. estou exausta, stressada, chateada. é meu segundo filho, a minha primeira filha tem 4 anos, nossa muito tranquila, dormia a noite nem parecia que tinha bebê em casa. Agora ele é agitadissimo, chorão, impaciente... ixiii, não sei mais o que fazer. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estrela, A diferença dos seus é praticamente a mesma dos meus. A Sandra tem hoje 4,5 e o bebê 3 meses. É incrível como são diferentes não? Cada novo filho, um novo desafio. Também tive momentos bem cansativos com meu pequeno, na verdade, ainda tenho e no meu ponto de vista, o maior desafio é estabelecer uma rotina e ser consistente quando se tem uma irmã mais velha em casa. As sonecas do dia são interrompidas com as saídas para levar e buscar a irmã e atualmente já está com a terceira gripe!!!! Isso sem dizer que a Sandra o deixa muito agitado, com muita sobrecarga.

      Será que isso não acontece com o seu bebê também?

      Com apenas 38 dias é normal dormirem bastante durante o dia, precisam dormir bastante pois só o tempo das mamadas e trocas já é tempo suficiente acordado para eles. Tentar deixá-lo acordado só vai piorar ainda mais a noite. Li um livro bem legal chamado "the happiest baby on the block" que dá várias dicas para bebês até 3 meses. Ele sugere que a melhor maneira de acalmar o bebê é imitando as condições que ele tinha na barriga. Ou seja, movimento, barulho contínuo e rítmico, contato, sucção. Os recém nascidos gostam do barulho da casa pois estão acostumados ao barulho que escutam quando estão no útero. Será que seu bebê não sente falta do barulho durante a noite? Já tentou uma barulho estático, "white noise"? Meu bebê até hoje fica quietinho na hora que ouve o barulho de sacador de cabelo. rs

      A maneira que encontrei de acalmá-lo apesar da irmã e da avó o excitando foi carregando-o no colo o dia todo, as vezes no sling. Ele ficava lá, acordava, dormia enquanto eu saía, brincava, lia para a Sandra e tenho a sensação que os dias em que o carrego mais durante o dia, ele dorme melhor a noite. Outra coisa que ajudou muito foi embrulhá-lo no cueiro.

      Segundo esse autor, a chupeta é muito bom para os primeiros três meses pois os acalma e dá o prazer da sucção prolongada.

      Eu sei que é difícil, especialmente quando temos outra criança para cuidar e não temos tempo para descansar a tarde, mas tente respirar fundo e manter a calma, principalmente quando estiver com ele no colo. O ritmo da sua respiração ajuda acalmá-los e pense no seguinte. O bebê quando está agitado, impaciente está sofrendo e tudo que ele precisa é de alguém grande e forte para passar segurança e ajudar a acalmá-lo. E você é a melhor pessoa para isso. :)

      Espero que ajude um pouco.
      Obrigada pela visita
      Fabiana

      Excluir
  4. Estou na mesma situação, meu Heitor tem 38 dias, não dorme a noite, de dia dorme bem, e por volta das 22horas, ele mama e dorme, mas as 23horas.... ai começa, um showw, um chororo, eu troco, dou mama, e ele não quer dormir, parece até que ele percebe que eu quero que ele durma kkkk, e fica até as 2 ou 3 horas da manhã. estou exausta, de dia ele mama e demora um pouco pra dormir, uma hora ou duas, ai dorme..., ai de uma em uma hora ele acorda... fica um pouco acordado, dá a hora dele mama, ele fica irritado, com os olhos vermelhos, ai mama.. e dorme. mas a noite é tenso!! Não sei mais o que fazer!! Estou estressada no extremo, não sei mais o que fazer, é meu segund bebê, minha primeira filha tem 4 anos e nossa.. nem parecia que tinha bebê em casa.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com