20090928

Ainda de barriga para cima - Pastoral da Criança

Como o assunto ainda está dando o que falar resolvi "dar um google" no tema ou "perguntar para o oráculo" como alguns dizem.

Supreendentemente entrei em vários foruns com mamães e papais afirmando terem sido instruídos a colocar seus bebês de lado de forma a evitar sufocamento caso o bebê regurgitasse e como faziam dessa maneira estão passando a informação adiante.

Descobri que, no Brasil, apenas esse ano começaram as campanhas para se colocar o bebê para dormir de costas enquanto que nos EUA, Europa, Austrália e Nova Zelândia já divulgam a importância de colocar o bebê para dormir de barriga para cima há mais de 10 anos.

A grande responsável pela divulgação em massa foi a Pastoral da Criança , organização brasileira fundada em 1983 pela pediatra e sanitarista Dra.Zilda Arns Neumann em parceria com a igreja católica.

Trabalham com comunidades carentes atendendo quase 2 milhões de crianças até 6 anos de idade, são financiados por doações e trabalho voluntário, mas ajudaram a reduzir consideravelmente a mortalidade infantil nas comunidades em que trabalham.

Aqui no blog citei algumas vezes a Plunket que faz um trabalho semelhante aqui na Nova Zelândia, porém atingem 98% dos lares, possuem enfermeiras especializadas e telefone 24h para qualquer tipo de aconselhamento relacionado à criança.

Lamento que a Pastoral da Criança trabalhe apenas com as famílias menos favorecidas, também acho uma pena que seja relacionada à igreja - apesar de ser católica - pois acaba tendo um alcance mais limitado.

De qualquer maneira considero importante divulgar a pastoral da criança e que a maneira mais segura para o bebê dormir é de costas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com