20090910

Sandra passo a passo. Como fazê-la dormir a noite toda?




Tudo começou no dia 15 de novembro quando nossa pequenina chegou ao mundo. Já nasceu as 10h51 como se já estivesse avisando que gostava de curtir a noite.

Ainda no hospital, nas primeiras noites dormi com ela em cima de mim. Na primeira semana em casa ela só dormia. Meu marido e eu nos perguntávamos quando começaríamas a exercer a tão esperada função de pais, pois ela só dormia.

Na segunda semana a vovó chegou, já a fez sorrir, já passava mais tempo acordada e no segundo mês já estávamos nos perguntando se aquela bebê não dormia nunca.

Uma vez alguém me disse que os bebês deviam vir com um botão de liga/desliga. Iria ser perfeito poder curtir a nova pessoinha mais amada do mundo, mas desligá-la na hora de dormir. Mas desligar um bebê as vezes pode ser bem desafiador.

Curtindo tanto a chegada de nossa primeira filha e primeira neta, a estimulávamos tanto que aos dois meses a pobre dormia apenas umas 12h por dia. Só adormecia na cadeira de balanço e assim que a colocávamos no berço ela acordava ficava adormecida por apenas uns 15 min e então acordava como que com um susto.

Mais tarde fiquei sabendo que o ciclo de sono do recém nascido é de 15 min e por isso ela acordava.

Comecei a pesquisar sobre o sono do bebê e decobri sobre a importância de fazê-la dormir no berço. Então decidi alguns horários e a colocava lá. O berreiro foi grande. Ela se esguelava e eu chorava também. Eu simplesmente a estava abandonando no berço. As vezes ela dormia rápido, as vezes não. Fiz isso por uns 4 dias. Ela começou a dormir muito mais, mas sentia que estava fazendo algo errado. Ela chorava muito. Achei melhor deixá-la dormir as sonecas da tarde no carrinho.

Foi então que aprendi sobre os sinais de cansaço e comecei a colocá-la para dormir assim que coçava o olhinho ou começava com os movimentos espásmicos. Como o berço é mais seguro e confortável, voltei a colocá-la no berço. No começo ficávamos ao lado do berço, mas depois ela adormecia sozinha e algumas vezes nem reclamava.

No terceiro mês fizemos viagens curtas, a mantivemos dormindo no berço e tudo estava correndo bem. Após a viagem para o Brasil as coisas desandaram de vez e o resto está registrado aqui no blog.

Agora estamos no nono mês e finalmente ela voltou a dormir a noite toda. Foi um processo bem lento registrei boa parte dele em posts anteriores, mas parei por um tempo de escrever passo a passo pois já nem sabia se iria conseguir colocá-la de volta na velha e boa rotina.

Acho que o bebê se sente abandonado quando fica no berço chorando para adormecer sozinho, acho que tem algum impacto negativo. A achei mais triste e carente nos dois primeiros dias, mas após medir os prós e contras considero que valeu a pena minha decisão de educá-la a dormir sozinha novamente.

Sentei com meu marido e traçamos nossas estratégias juntos. Iríamos alternar turnos e na medida do possível ambos iríamos colocá-la para dormir. Decidimos ser consistentes com nossos métodos e fazer sempre da mesma maneira.

Faríamos a rotina sempre do mesmo jeito, colocaríamos a Sandra já quase dormindo no berço, mas mesmo que começasse a chorar ou levantar sairíamos do quarto para que pudesse adormecer sozinha, sem nossa presença.

Primeira noite
- Terça-feira 1º de setembro
Foi horrível! Ela chorou por 1h40min. Decidimos seguir nosso corações então quando achávamos que ela estava muito exaltada íamos lá e acalmávamos independentemente se tinha passado 1m ou 10 min. Ela nào iria dormir, brava daquele jeito. A situação estavamudando e ela é claro estava protestando. A colocávamos deitada de volta, ficávamos lá até que sua respiração acalmasse e saíamos. Ela logo estava de pé de novo.

O pior de tudo é que ela sabia se levantar, mas aparentemente não sabia se sentar de volta, quanto mais deitar. Tinha a sensação de que nunca iria dormir. Voltei no quarto várias vezes. Até que ela finalmente dormiu. Acordou mais duas vezes, repetimos o procedimento e as 5h30 estava desperta.


Segunda noite
- Dormiu mamando. Fiquei com a terrível sensação que todo o sofrimento da noite anterior tinha sido em vão. Mas como todas as vezes em que ela dormiu enquanto mamava 40 min depois estava acordada. Repetimos então o procedimento. Acordou uma vez as 4h

Terceira noite
- Dormiu após uma meia hora de choro. Íamos lá a cada 5 min mais ou menos. Acordou duas vezes.

Quarta noite - Dormiu em 5 min. A colocamos para dormir as 6h. Uma hora mais cedo do que o habitual porque estava muito cansada. Surpreendentemente só acordou as 5h30. Nem acreditamos.

Quinta noite
- Acordou 2 vezes. Acordou as 4h só voltou a dormir as 5h20. Achamos que não iria dar certo.

Sexta noite
- Acordou a 1h, demorou 20 min para dormir de volta. Dormiu por 20 min e acordou de novo. Achamos que poderia estar com fome, resolvi dar mamá, mas mal mamou. Dormiu de volta e acordou só as 5h30. Ficamos um pouco inseguros, fui visitar a enfermeira de novo temendo uma dor de ouvido ou qualquer outra coisa. Estava tudo certo com ela.

Sétima noite
- Finalmente dormiu a noite toda

Oitava noite - Dormiu a noite toda.

Nona noite - Hoje. Já são quase meia noite, mas tenho certeza que vai dormir a noite toda. Teve a soneca da manhã e a da tarde. As sonecas também estão mais fáceis. Repeti o mesmo procedimento a tarde, não comentei sobre elas porque a madrugada é o que nos mata. Parece que a Sandra finalmente entendeu que só a estamos deixando no berço para dormir.

Apesar de ter ficado mais tristinha nos dois primeiros dias, agora ela está muito mais disposta, alegre e até mesmo a ansiedade de separação melhorou. Estou totalmente convencida de ter tomado a decisão certa.

Agora estamos tentando tirar o peito quando o papai faz a rotina para dormir, mas essa é uma outra história.

10 comentários:

  1. Fá, como esetão os horários de sono e comida da Sandra? Estou meio perdida com o Deco agora... Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fá,
    para o segundinho vou aprender tudo isso! Porque com a Clara fiz tudo errado!!! rsrs
    O blog esta lindo, a Sandrinha esta muito fofa!!!
    Beijão
    Bianca

    ResponderExcluir
  3. Nossa estou passando por td isso, e estou meio desesperada. Mha filha tem 8 meses, ela ate dome no berço masa acorda a noite toda esgoelando, chorando muito, e eu não sei o que faço, se deixo chorar ou se a pego no colo, ou sei la.
    Alguem me ajuda por favor..

    Bjs

    Vivi

    ResponderExcluir
  4. Vivi,

    Ela adormece sozinha ou com sua presença ainda no quarto?

    No caso da Sandra os ouvidos inflamados atrapalharam um pouquinho o sono. É legal fazer um check up com a pediatra.

    Ela ronca?

    Está passando por ansiedade de separação (chora quando você sai de perto)?

    Ela come bem durante o dia?

    Conte um pouco mais para podermos ajudar

    ResponderExcluir
  5. Não entendi direito...A técnica vale tbém para as sonecas do dia? Minha filha quase ñ dorme, cochila 20 min, pois acorda com espasmos (q eu acho q é cólica apesar dela já ter entrado no 3º mês), acorda assustada, parece q ñ reconhece onde está...Durante à noite ela dorme bem.

    ResponderExcluir
  6. Que sorte ter uma bebê que já dorme bem no terceiro mês. Parabéns!
    Os espasmos acontecem por causa do reflexo de Moro. Os recém-nascidos reagem abrindo os bracinhos e jogando a cabeça pra trás quando ouvem um barulho mais alto ou quando tem a sensação de estar caindo.
    Isso acontece após uns 20 min porque ciclo de sono do recém-nascido tem cerca de 15 min, então eles saem do sono profundo podendo ser despertados facilemente. Neste momento qualquer ruído pode ativar este reflexo.
    Quando o bebê sabe adormecer sozinho, isso acontece, mas eles voltam a dormir. Se adormecem no nosso colo quando o reflexo é ativado eles em geral acordam e choram.
    Quanto a técnica, sim, todos os especialistas recomendam que sejamos o mais consitente possível no método escolhido criando o hábito de adormecer sempre no mesmo lugar. No caso, o berço.
    É claro que na prática nem sempre é possível, mas é muito mais fácil para os pais e para o bebê quando ficam condicionados a dormir no berço.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Acompanho o seu blog desde que minha filha nasceu. Sempre foi um alento saber que outras pessoas estavam passando pela mesma situação que nós estávamos. Como você li quase tudo a respeito do sono do bebê e tentei várias técnicas, com resultados apenas parciais ou temporários. Hoje ela está com 1 ano e 8 meses e ainda dorme mal (apesar de ter melhorado um pouco). Ela irá para a escolinha no próximo ano e estou apreensiva quanto à adaptação, mas com a esperança de que ela possa dormir melhor por causa da maior atividade que terá. Obrigada por tornar meus momentos insones menos desesperadores e não deixe de escrever. Um feliz 2011 a voces.

    ResponderExcluir
  8. Bom sei que é uma postagem antiga e que meu caso é um pouco diferente, mas tenho algumas perguntas e se você já leu algo em suas pesquisas,sou pai de gêmeos que estão hoje com 9 meses e eles tem a rotina de chega as 8:30 / 9:00 damos banho mamadeira e adormecem na mamada e colocamos para dormir ou então nos ninamos eles para dormirem, de vez em quando acordam logo em seguida e pegamos para dormirem de novo as vezes vão direto porem, nunca passa de 3 horas, os 2 acordam a cada 3 horas para mamar e outro detalhe dividem o mesmo quarto ou seja quando acorda um pegamos logo para que não acorde o outro, não sabemos o que podemos fazer diferente para dormirem a noite inteira ou só de colocarmos no berço pegarem no sono por si só..

    ResponderExcluir
  9. Neste caso de deixar chorar, acho que o bebe dorme porque desiste dos pais. Resta saber o quão isso o afetará na idade adulta

    ResponderExcluir
  10. Conccordo com.a.Catarina. bebês q choram demais atingem o.que Winnicott chama de desesperança e os analistas do comportamento chamam de desamparo.aprendido. quis ter um filho pra deixa-lo tao pequenininho longe do contato e dá presença dá mae. Especialmente quando dormem precisam sentir presença protegida dá mae pois sao bebes, sao.inconscientes e agem totalmente por instinto. Deixar um bb chorando por 1h40na porque vc quer dormir? Meu Deus, como.dói no meu coração.. como uma mãe chega ao ponto de nao ter o mínimo de empatia com seu bb? Como seu bb aprendera confiar a a contar com vc? Neurologicamente ele é imaturo. Ele dor.e pq.cansa,.porque desiste e nao porque seu cérebro esta pronto. Por favor, seja humana e seja uma boa mae e vá ler um.pouco sobrecarga desenvolvimento infantil. Adultos que querem dormir, pensem bem antes de ter um filho e depois submete-los a essa tortura.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do blog!
Quer contar sua história? Me mande um email
fabianaeisenmann@gmail.com